As Terras de Valdevez: Onde Portugal Nasceu — História, Natureza e Tradição no Coração do Alto Minho

É remota a vivência e vida social das terras de Valdevez. As marcas pré-históricas são conferidas arqueologicamente em testemunhos edificados em vários locais da região, observáveis por exemplo no núcleo megalítico do Mezio – Mamoas e Antas; ou outras manifestações de arte rupestre representada na estação arqueológica de Gião; ou ainda, o mais representativo da vida social e económica desses tempos: os Castros, frequentes na nossa região, onde os Celtas se organizavam também numa lógica defensiva.

Também os romanos por cá passaram, num processo da sua expansão imperial, prova da sua presença, os vestígios do acampamento militar no Alto da Pedrada. Os Árabes, com menor expressão, também deixaram a sua marca histórica dos tempos da reconquista Cristã.

Mais recentemente, já na Idade Média, as terras de Valdevez, o Alto Minho e a Galiza, foram palco de diversos acontecimentos de natureza política e interesses territoriais e a origem de uma nova nacionalidade, das mais antigas do Mundo: Portugal.

A Política da Nobreza e o poder do Clero, estiveram sempre muito ligados na conflitualidade de interesses, designadamente os territoriais. É por volta do século XI, se julga terem sido lançadas as fundações de um castelo e muralhas defensivas, onde hoje se encontra erigido o Paço de Giela, monumento ex-líbris de Arcos de Valdevez, que foi posteriormente objecto de várias intervenções até ao estado em que se encontra presentemente.

Também por esta altura, se atribui a fundação do mosteiro de Ermelo, à mãe do nosso primeiro Rei – D Afonso Henriques, que doou as terras a uma ordem religiosa Beneditina. Este mosteiro está classificado como monumento nacional e é aqui que todos os anos, em 11 de Julho, se realizam peregrinações e a romaria de S. Bentinho de Ermelo e marca a festa municipal dos Arcos de Valdevez em honra do seu padroeiro: S. Bento.

Hoje o concelho de Arcos de Valdevez constitui-se como um lugar de Natureza, de tradições e também de História, que nos remete para o slogan histórico: Onde Portugal se fez.

A Carvalha House, localiza-se muito perto da foz do rio Vez, onde este se encontra com o rio Lima, e cremos que a nossa presença fará parte da História deste lugar, acolhendo hospitaleiramente todos quantos nos visitam.

Consulte o nosso site: www.carvalhahouse.pt  ou a nossa página no Facebook e Instagram. Siga-nos! Queremos surpreendê-lo.

Manuela e José Quintanilha

Manuela y José Quintanilha

Anfitriones de la Casa Carvalha

Carvalha House nació de un sueño compartido por Manuela y José QuintanilhaEl proyecto se concibió para transformar una antigua ruina, perdida en el tiempo, en un remanso de encanto y autenticidad. Más que reconstruir muros, su visión era insuflar nueva vida al espaciorespetando su identidad y abrazando la responsabilidad medioambiental como valor fundamental.

Manuela Quintanilha

Suele responder en una hora

Volveré pronto

Hola 👋
¿En qué puedo ayudarle?
WhatsApp